LOGO_ALFORTH
EnglishPortugueseSpanish

A importância da manutenção do jardim

Por Quézia Nogueira
A importância da manutenção do jardim

Quando pensamos em Jardim, esperamos ver folhagens verdes, flores, gramado como tapete trazendo muitas sensações como cheiros. Por menor que seja o espaço, sempre é possível incluir um vaso ou um pequeno canteiro. As plantas tornam o ambiente mais agradável. Se você tem bastante espaço, então aproveite. Um jardim bem cuidado embeleza e valoriza o local.

Para isso é necessário contratar uma mão de obra especializada que desenvolva um projeto viável com o clima, com o estilo e disponibilidade de cuidados que os proprietários possam ter com o novo jardim.

Algumas espécies, apesar de bonitas, de crescerem rápido e darem pouca manutenção, elas enraízam nos encanamentos, entupindo-os; abrem fendas em lajes, destroem rodapés e causam sérios problemas de infiltração de água é o caso do ficus benjamina, das chefleras e das brassaias.

Ao escolher as plantas, use e abuse de plantas adaptadas à região e às condições climáticas, que dão menos problemas de doenças e manutenção. Deve-se atentar para os aspectos ambientais, como profundidade do solo e recursos naturais disponíveis (água, luz, clima, vento). Plantas maiores e mais velhas, mais cedo oferecem um jardim cheio.

Jardim implantado com as plantas adequadas, é hora da manutenção. A sua periodicidade, geralmente, é proporcional ao tipo e tamanho do jardim e das espécies escolhidas.

Por exemplo, um jardim de plantas anuais, para estar sempre florido, exige troca freqüente de mudas, é fundamental entregar a manutenção profissional: há adubos específicos para cada ocasião e cada tipo de planta, remédios adequados para determinadas pragas, quantidades específicas, período de pra cada vegetação. Portanto, uma manutenção adequada pode ser feita a cada quinze dias, um mês ou até dois meses. Tudo depende do tipo de plantas que foram adquiridas e dos cuidados que elas necessitam.